30/03/2013

Semana Santa em Monte Santo é destaque no Jornal Nacional

Milhares de fiéis sobem três quilômetros de serra para reviver Paixão de Cristo, Confira o Vídeo.

Milhares de fiéis subiram três quilômetros de uma serra para reviver a Paixão de Cristo, em Monte Santo, na Bahia. Este ano, os romeiros foram pedir chuva para amenizar a seca que castiga a região.

Acordar os moradores com a matraca é a missão de Afonso na madrugada da Sexta-feira da Paixão. Com o dia ainda escuro, eles começam a subir a Serra de Monte Santo, sertão da Bahia.

A Irmandade da Penitência segue cantando, rezando, carregando a cruz. O aposentado Idálicio de Jesus é o mais experiente do grupo. “Desde os 10 anos de idade eu subo a serra. Tenho 78.”

As capelas representam as estações da Via Sacra. O caminho de pedras foi construído por um frade capuchinho há mais de dois séculos.

São três quilômetros até o fim do percurso no ponto mais alto, na igreja da Santa Cruz.
Subir a serra na Semana Santa, mais que uma demonstração de fé e sentimento pela morte de Jesus, é também um ritual de agradecimento pelas graças alcançadas. Mas, desta vez, os sertanejos foram pedir socorro. Eles dizem que, mais do que nunca, precisam da ajuda divina para suportar a seca.

"Não colhi um caroço de feijão, um caroço de milho”, lamenta o agricultor Luiz Manoel Costa.
Na região de Monte Santo, mais da metade do rebanho já morreu. Não chove há dois anos.

Cheios de esperança, eles renovam a fé em dias melhores para o campo, e retornam com a imagem que simboliza o corpo de Jesus.

CONFIRA O VIDEO DA REPORTAGEM NO LINK g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/fieis-sobem-serra-para-reviver-paixao-de-cristo-em-monte-santo-na-bahia.html