Emancipação Política de Monte Santo.

Monte Santo comemora, hoje, 21 de março seus 176 anos de Emancipação Política, em resumo confira abaixo um pouco da história do município.

Em 1794, foi criado o Distrito de Paz de Monte Santo, pertencente ao Termo da Vila de Itapicuru de Cima. Em 21 de março de 1837, por força da Lei provincial nº 51,
foi o Povoado elevado à categoria de Vila, que criou também o Município, ocorrendo a inauguração em 15 de agosto do mesmo ano.
O Município recebeu o nome de Coração de Jesus de Monte Santo, sendo seu primeiro prefeito o Padre José Vítor Barberino.
Em 28 de junho de 1850, o Distrito de Paz foi elevado à categoria de Comarca, pela Lei provincial nº 395, sendo seu primeiro Juiz de Direito o Bel.
Boaventura Augusto Magalhães Taques. Em 25 de julho de 1929, a Vila foi elevada à Cidade, pela Lei Estadual nº 2.192, voltando a receber o nome de Monte Santo.

No Cinema, Monte Santo teve um dos filmes mais premiados do cinema nacional, Deus e o diabo na terra do sol, do cineasta Glauber Rocha,
foi gravado em Monte Santo. Também uma parte da minissérie O pagador de promessas,
da emissora Globo e baseada na obra do escritor baiano Dias Gomes, foi filmada em Monte Santo.

Monte Santo é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 53.577 habitantes.
Monte Santo ficou conhecido na história do Brasil por ter sido o quartel-general do exército durante a Guerra de Canudos em 1897. Além disso, em 1784,
no interior do município de Monte Santo,
foi encontrado a Pedra do Bendegó, o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro.

Equipe Altar do Sertão
Texto/adptado: Wallas Henrique
Fonte de informações: Wikipédia